ASSOCIATIVISMO CULTURAL

Vila Maior é uma das freguesias em que o associativismo é o principal motor de dinamização cultural, desportiva, recreativa e de solidariedade social, como o demonstra a existência de várias coletividades.


ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA DE NESPEREIRA ALTA
Nespereira Alta, 3660-710, Vila Maior, S. Pedro do Sul
associacao.nespereiralta@gmail.com

Fundada em 1990 e com sede em Nespereira Alta.
Esta associação também é representativa dos moradores de alguns lugares da freguesia de S. Félix: Loureiro, Aido de Cima, Eirô e Casal.
Após algum tempo de interregno, em novembro de 2017 retomou a atividade, com nova direção, tendo já desenvolvida uma panóplia de atividades, com especial enfoque pata o I Festival da Bifana e da Motorizada.


ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE VILA MAIOR
Vila Maior, 3660-727, S. Pedro do Sul
asscpvm@gmail.com

Fundada em 27 de setembro de 1979. Nos últimos anos tem estado inativa.
Desenvolveu variadas atividades culturais, recreativas e desportivas.
A nível cultural, levou a cena uma peça de teatro que também representou em outras localidades. Por lá passaram variadíssimas representações de grupos teatrais e serviu de espaço a diferentes exposições, colóquios, cursos, escola de música e outras atividades recreativas, nomeadamente bailes e torneios de ping-pong. Também organizou as Festas Populares de Vila Maior e o Corso Carnavalesco.
Nas suas instalações estiveram sediadas a Associação de Caçadores e Pescadores de Vila Maior e a Extensão de Saúde que também estendia os seus serviços à população da freguesia de Figueiredo de Alva.


ASSOCIAÇÃO DE GOJA E SENDAS
Rua da escola, 3660-710, Vila Maior, S. Pedro do Sul
ags2010ags@gmail.com

A.G.S - Associação de Goja e Sendas, foi fundada a 4 de Janeiro de 2010 com o intuito do reaproveitamento das instalações da escola primária de Goja e Sendas.
Tem como objetivo principal promover a gastronomia, etnografia, cultura, desporto, história, artesanato, iniciativas para atividades recreativas e sociais e apoio às atividades produtivas locais.
É uma associação independente, sem fins lucrativos, constituída por cidadãos que se juntaram em torno dos mesmo interesses – dinamizar a aldeia.

GRUPO DE DANÇAS E CANTARES DE VILA MAIOR - LAFÕES
Lugar da Igreja, 3660-727, Vila Maior, S. Pedro do Sul
grupo.vilamaior@gmail.com

Fundado em 22 de junho de 1995, tendo como objetivo a recolha e divulgação do folclore, das danças e canções tradicionais da região de Lafões.
Logo no mesmo ano, a 15 de agosto, fez a sua apresentação pública e, no ano seguinte, a 26 de maio, fez a apresentação oficial tendo a apadrinhá-lo o grupo de cantares “Alafum”.
Vem desenvolvendo um meritório trabalho na recolha e preservação do património etnográfico da região. Está filiado no INATEL e com pedido de adesão na Federação Portuguesa de Folclore.
Pelas várias localidades onde já se exibiu tem mostrado os trajes, as danças e os cantares que noutros tempos faziam parte dos usos e costumes de Vila Maior. Anualmente, leva a efeito o seu Festival de Folclore, que tem proporcionado às pessoas um melhor conhecimento do património etnográfico de outras regiões.


VILA MAIOR 3660 - ASSOCIAÇÃO CULTURAL, SOCIAL E DESPORTIVA
Rua Leira Longa, Goja, 3660-710, Vila Maior, S. Pedro do Sul
963 007 823
vm3660@sapo.pt

Fundada a 19 de maio de 2016, com sede na Rua Leira Longa, Goja. Esta associação tem na sua essência 3 objetivos principais, nomeadamente: criação posse e direção de um jornal, regional e de periodicidade mensal (denominado VILA MAIOR); promoção de apoio social à atividade económica da população local, através da gestão de uma “Feira Mensal” (realizada no 4º domingo de cada mês); promover o desporto, através da organização de âmbito nacional para jogadores de sueca e estímulos para a aprendizagem de jogos, principalmente de xadrez, damas e dominó.